Resenha: Extraordinário



Autor: R.J Palacio
Editora: Intrínseca
Classificação: 5 estrelas

August (Auggie) Pullman nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso ele nunca frequentou uma escola de verdade... até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.

Auggie nos conta sua comovente historia relatando todos os acontecimentos que ele e sua família vem enfrentando por conta da sua deformidade facial, por conta disso ele nunca frequentou uma escola sendo educado em casa, mas sua mãe decide que é hora do filho entrar em uma escola e conviver com outras crianças, Auggie fica um pouco relutante no inicio mas logo se anima com a ideia de ir para a escola.

"Sei que sou um garoto de dez anos comum. Quer dizer, é claro que faço coisas comuns. Tomo sorvete . Ando de bicicleta. Jogo bola. Tenho um Xbox. Essas coisas me fazem ser comum. Por dentro. Mas sei que as crianças comuns não fazem outras crianças comuns saírem correndo gritando do parquinho. Sei que os outros não ficam encarando as crianças comuns aonde quer que elas vão" 

Auggie é chamado na escola antes do incio das aulas e lá ele conhece Sr. Buzanfa, Jack Will, Julian e Charlotte, Sr. Buzanfa chamou os outros três alunos para que fizessem amizade com Auggie para ele não se sentir sozinho no inicio das aulas, ele se da bem com Jack e Charlotte, mas Julian não é um dos mais fácil de lidar. Auggie enfrenta muita coisas na escola, mas apesar de tudo ele é forte e continua até o fim, e é uma das mensagens que mais gostei trazido pela autora, que por mais difícil que seja, não desista.

"Se eu encontrasse uma lâmpada mágica e pudesse fazer um desejo, pediria para ter um rosto comum, em que ninguém nunca prestasse atenção. Pediria para poder andar na rua sem que as pessoas me vissem e depois fingissem olhar para o outro lado. Sabe o que eu acho? A única razão de eu não ser comum é que ninguém além de mim me enxerga dessa forma"

Realmente foi um dos livros mais lindo que eu já li, ver um garoto de apenas 10 anos enfrentando e conquistando muita coisa, Auggie é vencedor e eu sei que existe muitos Auggie por ai, não apenas pela deformidade facial mas pessoas que enfrentam o bullying. Esta historia não é apenas narrada por ele mas sim por todos que vivem ao seu redor o que eu achei interessante, pois conhecemos a historia dele por outros lados, é um livro emocionante e vemos o quão um ser humano pode ser ignorante, mas Auggie é mais que isso. E R.J Palacio escreveu uma historia simples, sem ação, sem romance, mas que você não consegue simplesmente fechar o livro. E alem da historia ser linda a capa do livro também é perfeita.




O meu exemplar é o da capa branca, mas o azul é muito perfeito também.



E o que dizer mais sobre esse livro? bom, ele é Extraordinário

0 comentários:

Fan Page!

Search

Faça Parte!